Se você é gestor de uma Startup e pensa em aumentar sua equipe, entenda quais são as formas de contratação possíveis e o seu vínculo:
– CLT – é obrigatório ter o registro na certeira de trabalho, no primeiro dia de trabalho. O empregado possui direito a férias remuneradas, pagamento de horas extras, FGTS, 13º. Salário e aviso prévio remunerado.
– PJ (Pessoa Jurídica) – é recomendado firmar um contrato de prestação de serviços descrevendo as atividades, valores, período, forma de pagamento, para que possa determinar as responsabilidades de cada um e ter uma proteção jurídica.
– Vesting – Pode-se estabelecer a compra de ações da Startup pelo profissional, após um período de tempo na empresa. Com isso, ele passa a ter um contrato com ações da empresa e coparticipação societária.
É fundamental entender as possibilidades de contratação e as consequências de atuar fora da legalidade, isso pode trazer o passivo trabalhista no momento delicado da empresa.
Gostaria de saber mais sobre a assessoria jurídica em Direito Trabalhista? Estamos à sua disposição no e-mail: contato@zacarellaadvogados.com.br.